Projetos Especiais

DIVIRTA-SE

Inspirado nas brincadeiras de circo, o Grupo Aluga-se apresenta o projeto Divirta-se. O visitante será o performer e ativador do espaço criado pelo grupo. O visitante deve escolher uma obra e bater o martelo em um “medidor de força”. Dependendo da força da batida, ele pode conquistar descontos, prêmios e ou selfies com os artistas. De maneira divertida, o grupo coloca em pauta os temas da autoria, valor e escolha no sistema de arte. Uma ação idealizada, coordenada e executada apenas por artistas que colocam seus trabalhos em circulação. Artistas: Ana Zveibil, Evandro Prado, Giba Gomes, Marlene Stamm, Rosilene Fontes, Yara Dewachter, Guilherme Gafi, Alexandre Paiva, Duda Oliveira entre outros.

ÀPARTE

Buscando soluções simples dentro do universo da culinária e seus elementos naturais, o Coletivo Amor de Madre ocupa a cozinha da PARTE. Sem grandes refinamentos, a instalação de estética guiada pelo espaço e materiais de apoio busca, associada às formas orgânicas dos alimentos, ativar a cozinha a partir de elementos inerentes a esse espaço primordial do convívio. Coletivo Amor de Madre é uma marca brasileira que visa criar um novo pensamento na sociedade de consumo e novas formas de comercializar arte, desenvolvendo, curando e comercializando projetos de arte e design em diversas escalas, de artistas e designers contemporâneos de culturas e regiões distintas. Sempre com foco no processo e não no resultado, o Coletivo Amor de Madre constrói pontes e conecta pessoas, usando o design como ferramenta.

VAMOS POR PARTES

A Galeria SambaPhoto apresenta o projeto Vamos Por Partes, uma instalação divertida sobre a diversidade cultural brasileira, a partir de um recorte de seu acervo de fotografias. O visitante poderá interagir com a obra trocando as roupas das pessoas retratadas nas fotos criando assim sua própria colagem. O projeto Vamos Por Partes faz uma referencia a proposta da galeria de oferecer arte no formato de fotografia de forma acessível retratando o Brasil em suas inúmeras expressões socioculturais e naturais. Fotógrafos: Adriano Ávila, Alan Nielsen, Ale Santos, Alexandre Wittboldt, Almir Bindilatti, Andre Arruda, Andre François, Angelo Pastorello, Arthur Monteiro, Bebete Viégas, Durvile Cavalcanti, Fabio Ribeiro, Felipe Abreu, Fernando Lessa, Henrique Stabile, Hugo Curti, Isabela Lyrio, João Àvila, Lucila Wroblewski, Marcelo Arruda, Marcelo Reis, Marcos Piffer, Nana Vieira, Nelson Kon, Pipo Gialluisi, Regina Stella, Rosa de Luca, Rui Rezende, Sergio De Divitiis e Sergio Pagano.

EXPEDIÇÃO MUNDO MAKER_PARÁ

Entre os dias 13 de junho e 27 de agosto de 2016, escolas públicas e ONGs de diferentes estados brasileiros receberam a visita do Truck MundoMaker, um laboratório maker sobre rodas, equipado com materiais e ferramentas diversas que vão de fita crepe e placas de acrílico a impressora 3D, cortadora a laser e wi-fi. A expedição ofereceu às comunidades visitadas a possibilidade de ter contato com a prática da aprendizagem criativa: baseada em projetos significativos para os jovens, levando em consideração o diálogo entre os pares, sem deixar de lado o aspecto lúdico da exploração sem medo de errar. A visita não implicou custos para as escolas, já que a Expedição contou com o apoio do Programaê!, uma ação da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo; da WorldQuant Foundation e apoio técnico do MIT Media Lab.

Foram 10.000 km viajados, 2.500 pessoas impactadas, 35 expedicionários, 17 cidades, 8 estados e 1 caminhão!

Vídeos e fotografias da exposição serão expostos na sala de Programação Cultural da PARTE 2016.

O LUGAR DO OUTRO LUGAR

Atualmente com 15 membros, o Coletivo 2e1 completou 6 anos em junho.

A distância geográfica entre os artistas é algo que caracteriza o grupo. Reunindo-se semanalmente através de uma plataforma online, os artistas do 2e1 estão espalhados pelo Brasil e por outros países.

É evidente que, após tantos anos, tantos encontros, tenham sido formados vínculos importantes de confiança e colaboração, muito ou completamente similares às experiências de grupos presenciais mais tradicionais.

O projeto "o Lugar do outro Lugar", no qual os artistas do Coletivo 2e1 realizaram obras sobre o imaginário que carregam sobre esse grupo de "outros" e de "outros lugares", é o resultado de questões vieram à tona mais recentemente, como: O que caracteriza o grupo? Quem é cada artista e quem são os "outros de outros lugares"? Que lugares são esses?

Cada artista do Coletivo executou uma obra e, a partir dela, um cartão postal. Durante a PARTE 2016, caixas desses cartões postais serão apresentadas, assim como uma ação que remete à brincadeira do telefone de copo e barbante, ambos com interesse de convidar o público a pensar os afetos, os contatos, as trocas humanas, que de alguma forma são sempre mediados.

COORDENAÇÃO GERAL: Carolina Paz
ARTISTAS: Alina Duchrow, Ana Roberta Lima, Herica Bauer, Inês Quiroga, Kika Goldstein, Laura Teixeira, Lilian Walker, Luana Lins, Myriam Zini, Pierre Lapalu, Priscila Rampin, Sheila Ortega, Val Schneider, Wagner Priante doiseum.com - fb/coletivo2e1

1a COLEÇÃO DE FOTOGRAFIA ABACT

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea, visando à ampliação de suas atividades e em diálogo com a crescente presença da fotografia no acervo das galerias associadas, lança a 1ª Coleção de Fotografia ABACT. Além de fortalecer institucionalmente a Associação, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades, o projeto busca estimular o colecionismo dedicado à fotografia e incentivar a formação de novos colecionadores. Para essa primeira coleção, foram selecionadas vinte e três obras fotográficas de conceituados artistas representados pelas galerias associadas. Cada uma das obras é comercializada individualmente com preços que variam entre R$ 4 e 8 mil reais, de acordo com a tiragem, que será de dez exemplares por foto.

Esta 1ª Coleção tem coordenação artística e seleção de obras de Felipe Hegg (Galeria Lume) e Isabel Amado (Galeria da Gávea). A coleção conta com os seguintes artistas: Alberto Ferreira, Galeria Lume; Alexandre Sequeira, Luciana Caravello Arte Contemporânea; Bob Wolfenson, Galeria Millan; Clarissa Tossin, Galeria Luisa Strina; Cris Bierrenbach, Galeria Rabieh; Ding Musa, Galeria Raquel Arnaud; Elisa Bracher, Mercedes Viegas Arte Contemporânea; Emídio Contente, Galeria Mezanino; Iris Helena, Portas Vilaseca Galeria; João Castilho, Celma Albuquerque; Julio Bittencourt, Galeria da Gávea; Leopoldo Plentz, Bolsa de Arte de Porto Alegre; Leticia Ramos, Mendes Wood DM; Lucia Loeb, Galeria Marilia Razuk; Luiza Baldan, Anita Schwartz Galeria de Arte; Marcelo Tinoco, Zipper Galeria; Mauro Restiffe, Galeria Fortes Vilaça; Nino Cais, Casa Triângulo; Pedro David, Blau Projects; Rochelle Costi, Luciana Brito Galeria; Rodrigo Braga, Vermelho; Rogério Ghomes, Galeria Ybakatu; Thales Leite, Galeria Eduardo Fernandes. www.abact.com.br / fotografia@abact.com.br